OUÇA O HINO DO TRICOLOR PRAIANO

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TM$ 5.019.300.000,00


Por extenso: cinco bilhões, dezenove milhões e trezentos mil TM$.

67 jogadores. Em 12 temporadas. Por temporada, dá uma média de TM$ 418.275.000,00 e de 5,83 jogadores. O que dá, então, uma média de TM$ 74.914,92 por jogador.

Do que o Blog está falando? A essa altura o leitor já deve imaginar do que se trata.

É isso mesmo: a Academia do Forte de Copacabana faturou, em 12 temporadas, mais de cinco bilhões de TM$. Neste período 67 jogadores foram vendidos e cada um trouxe, em média, quase 75 milhões aos cofres praianos (dá pra comprar muito protetor solar e muita água de côco).

Enquanto no topo dessa lista de 67 jogadores estão craques como os goleiros Jairzinho Colares e Leo Gaspar, vendidos por altíssimas somas; na parte de baixo estão jogadores como o desconhecido Paulo Carvalho (530 mil) - há várias temporadas honrando a camisa do voloro ISEC, da 5ª div (id 91335) - e também  Maurílio Priester (200 mil) , e Éverton Vital (1 milhão), que abandonaram o futebol ainda cedo em suas carreiras e hoje se encontram em desconhecido paradeiro.




Ao se considerar que o gasto total da Academia e do CT nessas 12 temporadas foi de 3.153.008.736,00 - teremos um lucro líquido de 1.866.291.264,00. Leve-se ainda em conta que uma grande parte dessa receita foi captada numa época em que o dinheiro valia muito mais. Uma frase dessa época do legendário Xarepe  diz tudo: "Com 200 milhões eu monto um time para ser campeão do CB".(*)

Some-se tudo isso e a conclusão é que a Academia do Forte de Copacabana foi um passo fundamental na história d'O Indelével Tricolor Praiano. Sem a Academia o Tricolor Praiano seria menor, muito menor.

Isso tudo sem contar com o fato de que a Academia produziu jogadores do time titular que, se fossem ser comprados, custariam uma fortuna. Lino Bonfá, Amoroso, Tatu, Elieser, Maik, Edvaldo.


QUEM VEM LÁ?

E o futuro da Academia do Forte promete dar tantas alegrias quanto o passado. "Ou ainda mais, porque hoje em dia existem os times B, que antes não se tinha. Quando os jogadores sobem para o profissional já estão prontos e além disso a comissão técnica já sabe exatamente como eles jogam", comenta o manager Kasim, do São Nunca (id 104765).

Jogadores como Careca Klein, Caverna, Adriano Bessa e Pescocinho enchem de esperança os corações praianos.  Nenhum deles ainda terminou de se desenvolver e estima-se que deverão ganhar, num futuro próximo, salários na faixa dos dois milhões de TM$.


Além desses quatro que devem ser aproveitados no time principal, já há um numeroso grupo para ser vendido no futuro e garantir a continuação do funcionamento do clube. "Mas quem pensa que isso aqui é uma fazenda se engana. Não estamos criando gado e sim atletas com ética e cidadania", garante Enock Correia, da comissão técnica. "Quem não vai bem na escola, não joga o campeonato".



(*) Na verdade o legendário manager gastou 300 milhões e foi rebaixado, mas isso é outra história. Xarepe (id 12332).

3 comentários:

  1. dale posto6, muito legal o hino de seu clube e muito bem montado o seu blog,vamos acompanhar de perto esse blog

    boa sorte e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, adorei seu hino, putz , tu é realmente um dos melhores do país e sorte nessa caminhada ;) Dudu|Liqui, autor da matéria na
    F & D , valeu! ^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa posto ta muito foda o seu hino rs vlw!

    Ah mi seguela: http://atleticodecaxias.blogspot.com/

    ResponderExcluir